NAMING
É o processo da criação do nome de uma marca, produto ou serviço. É item importantíssimo, pois MARCA deve ser fácil de falar e agradável de se ouvir, quando pronunciada, bonito de se ver e de ler, fácil de digitar e de fácil memorização, também possuir um certo caráter atemporal.
Neste processo já escolhido o nome, se busca se há domínio de internet e se existe marca no mercado já registrada com o nome, caso não exista, procederá o cliente ao registro de sua marca no I.N.P.I. (www.inpi.gov.br) e registro do seu domínio de internet (www.registro.br).
STORYTELLING
É uma história cujo script é inteligentemente elaborado para criar um “elo emocional” entre o público consumidor ou do consumidor individual com a marca.
LOGOTIPO
É a forma de se escrever o nome e a tipologia usada tem sua escolha como algo fundamental, e o design das letras que formam o NOME deve ser dinâmica, agradável defácil fixação.
SÍMBOLO
É a imagem, que representa a marca. È um simbolo que pode ser identificada de pronto pelo consumidor mas não lida, é um signo de identificação. Ao ver o símbolo o uusuário conecta imediatamente à marca da empresa.
MASCOTE
É Personagem que identifica a MARCA. É o efeito lúdico coligado à marca, que intensifica fácil a memorização e torna a marca agradável.
EMBALAGEM
É a ROUPA que VESTIRÁ BEM o produto que carrega a sua MARCA. Aa EMBALAGEM é o show visual que acontece antes de conhecer o PRODUTO EM SI, que está bem guardado em seu interior. A EMBALAGEM PERFEITA é aquela que o cliente relutará em jogá-la fora de tão bem feita e a guardará em algum lugar ou próxima ao produto.
REGISTRO
O REGISTRO da marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, é a primeira atitude antes de USAR SUA MARCA PUBLICAMENTE. Segundo o referido Órgão, MARCA, DONO SÓ É QUEM A REGISTRA.
Entretanto é importante frisar que ao escolher os possíveis nomes para a MARCA (escolha uns 3) deverá fazer uma busca no INPI para ver se ja existe alguém que usa marca com mesmo nome.
VALOR DE MARCA.
É a importância a mais que um consumidor paga para obter a sua MARCA ORIGINAL e refuta produtos parecido mas sem o nome de sua marca. O esforço do BRANDING deve visar também o aumento do BRAND EQUITY do produto.
MARCA É COMPROMETIMENTO.
Alguns clientes de MARCA sabem porque orientamos que ao tornar sua marca pública, a qualidade de produtos e serviços passam a ser fatores obrigatórios para a consolidação da MARCA no mercado.
——- —
Bibliografia: Marcos Hiller. BRANDING A arte de construir marcas/ Cecilia Consolo, MARCAS DESIGN ESTRATÉGICO do símbolo à gestão da Identidade Corporativa, Alex Germano, Brandólogo, MARCA É COMPROMETIMENTO.