Quase toda empresa é criada com um propósito definido, ou seja para atuar atendendo uma necessidade do mercado ou para inovar, lançando um novo produto ou serviço no mercado.
Num mundo altamente conectado por redes de serviços e por padrão afeito à marcas, é fator normal que uma NOVA EMPRESA tenha exclusivamente criada UMA NOVA MARCA.
Há um COMPROMETIMENTO que ocorre antes mesmo da criação da empresa, aquele que é obrigatório, com a QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS.
Nenhuma empresa planeja ter um PRODUTO ou SERVIÇO de qualidade duvidosa, mesmo porque entendamos a relação que tal qualidade terá sobre uma MARCA EMPRESARIAL criada para início das atividades:
– Produtos ou serviços ótimos = Marca preferida no mercado.
Criada a MARCA para sua empresa, ao contrário do que se poderia pensar, o COMPROMETIMENTO COM A MARCA por parte do EMPRESÁRIO se solidifca mais ainda, e explico o porquê…não basta o cliente aprovar a marca e acabou seu compromisso com a mesma, não, criada a marca aí é que começa o comprometimento mais direto do cliente com a mesma.
O cliente deve incorporar a essência da marca à sua vida empresarial, deve amar a sua marca como ama a sua empresa, como ama ser empresário, como ama os seus produtos, e impor que todos aqueles que de alguma forma utilizarão sua marca que o façam seguindo os regramentos de uso contidos no MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL da marca criada. Tal manual é como a voz do cliente RESPEITEM O USO DE MINHA MARCA. Assim todos respeitarão A SUA MARCA seguindo as regras de uso.
MARCA não provoca menor faturamento. Esse é um erro gritante, quando não se tem ideia que A BAIXA QUALIDADE NOS PRÓPRIOS PRODUTO OU SERVIÇO é que estão fazendo cair o faturamento. Algumas vezes é um produto concorrente, com a mesma ou melhor qualidade que surge no mercado que gera a queda nas vendas ou no consumo.
Acredite após criada e aprovada a MARCA O SEU COMPROMETIMENTO COM ELA, QUE É SUA PROPRIEDADE, É UM PRINCÍPIO HARMÔNICO que tem etapas à cumprir, para que esta obtenha sucesso no mercado, e com uso de um bom BRANDING se torne uma marca de sucesso até mesmo uma marca longeva no mercado.
E nunca esqueça de lembrar MARCA É PATRIMÔNIO, precisa ser bem cuidada, uma marca vale dinheiro, pode ser vendida ou até mesmo uma marca pode ser um patrimônio empresarial familiar que passa por gerações.
Não entre nessa vibe que registrar marca é pouco importante. MARCA SÓ É DONO QUEM A REGISTRA, portanto antes de tornar sua MARCA pública, registre-a no INPI ou instituição internacional de registro. Aqui no Brasil são 10 anos de uso despreocupado com sua marca, no fime dos 10 anos basta renovar. Acredite O DISABOR É GRANDE quando empresas conceituadas, descobrem que sua marca não era registrada, era propriedade de outro, registrada por uma pessoa ou por um escritório e te pede indenização por via judicial pelo USO INDEVIDO DA MARCA pelos anos que usou.
(Alex Germano, Brandólogo, Designer e Consultor de Marcas)
#marcaecomprometimento #marca #brand #branddesign #branddesigner #brandingdesign #logo #logotipo #logotype #manualdemarca #identidadevisual #logomarca